terça-feira, 28 de julho de 2009

Pássaros usam táticas para reconhecer seus iguais




Pássaros usam táticas sutis para reconhecer seus iguais.Nem sempre é a aparência física que conta.Por vezes, o canto ajuda a ave a identificar seus pares.
Como os pássaros sabem a que espécie pertencem? Quer dizer, como eles reconhecem uns aos outros para voarem juntos?
Dependendo das circunstâncias, pássaros podem reconhecer uns aos outros por um menu complexo de plumagens, forma, comportamento e, em especial, o canto. Porém, nem sempre é importante para eles fazer a diferença, disse Kevin McGowan, ornitologista do Laboratório Cornell de Ornitologia, em Ithaca, NY.
Alguns pássaros impossíveis de ser distinguidos por seres humanos pela visão como espécies diferentes podem reconhecer uns aos outros por diferenças sutis no canto, disse McGowan. Outras espécies participam de exibições de cortejos elaboradas e distintas no acasalamento. Porém, para muitas espécies, às vezes isso não importa, disse ele. Grupos de patos ou gansos podem conter membros de várias espécies diferentes, por exemplo. Se eles são confrontados por um falcão predador ou caçador, todos eles partem juntos.
Se um pássaro individual se perde, McGowan disse, em algumas espécies o membro perdido "irá se contentar com outros e ficar com aquela espécie". Ele comparou a situação com uma pessoa que caminha por uma rua estranha. "A pessoa prefere estar com a família, mas se reconhece algo melhor fica feliz em andar com outro grupo".
Entretanto, na época da reprodução, o pássaro individual tenta encontrar um membro da mesma espécie, através do canto ou da pavonada.

Fonte: por C. Claiborne Ray do 'New York Times' - g1.globo.com /ciência e saúde / Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Iniciativa IPAMA surgiu da necessidade de se agir pelo meio ambiente, sem esperar a ação de outros e sim sua própria iniciativa.