sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cuidados com a Água e Bebedouros

Cuidados com a Água e Bebedouros
Olá pessoal hoje vou falar sobre um assunto simples porem muito importante, a “Água”. A água que você oferece a seu pássaro esta nas condições apropriadas para o consumo? Você sabe se a água que seu pássaro toma diariamente pode influenciar na saúde dele? Bom são essas e outra dúvidas que quero descrever aqui nesse artigo hoje.
Qual o melhor tipo de água devemos oferecer?O melhor tipo de água é a água filtrada ou água mineral. Oferecer uma água de primeira qualidade é fundamental para evitar epidemias provocadas por bactérias.
Uma água não filtrada tem uma alta probabilidade de conter bactérias, coliformes fecais, e outras substancias que são nocivas a saúde dos pássaros.
Qual tipo de bebedouro devemos utilizar?Os bebedouros são acessórios tão importantes quanto a água, um bebedouro de qualidade também pode garantir que a água fique bem armazenada e conservada.
Pássaros grandes como trinca-ferro e sabia utilizam bebedouros e banheiras bem grandes, para suprir a necessidade do pássaro durante todo um dia. Porem pássaros menores como o canário do reino, curió e o bicudo e os demais pássaros exóticos de pequeno porte utilizam bebedouros menores, porem contendo a quantidade de água suficiente para todo um dia.
No mercado atualmente existem bebedouros de plástico, vidro e vidro com base plástica. Não podemos dizer que existe um tipo de bebedouro melhor que outro pois o que vai fazer dessa conclusão a mais sensata é o manejo que se tem com cada um deles. Veja alguns tipos de bebedouros na figura abaixo:
O melhor bebedouro na minha opinião é o que é feito todo de vidro, pois a sua superfície é de fácil limpeza e não retém nem absorve nenhum tipo de impureza, mas são muito frágeis e fácil de quebrar. Os bebedouros de plástico também são bons, mas com o tempo o plástico vai riscando e assim absorvendo bactérias que não saem ao passar uma bucha expondo assim as aves a bactérias.
Dicas e Orientações
Um fator importante de ser observado é a higiene, não adianta nada você usar o melhor bebedouro de vidro e a melhor água se você não limpar corretamente o bebedouro, sempre devemos limpar bem o bebedouro antes de enchê-lo, assim o bebedouro estará mais protegido contra bactérias. Existem proprietários que colocam o bebedouro bem limpo na gaiola e cheio de água boa, porem durante o dia o pássaro pode defecar dentro da água sem querer e muitos criadores não se dão ao trabalho de trocar a água deixando o pássaro beber a água cheia de fezes... isso jamais deve acontecer, ao ver a água suja troque-a imediatamente.
Expor os bebedouros ao sol pode fazer com que o mesmo se esverdeie ou fique marrom devido aos raios ultra-violeta, isso também deve ser evitado. Uma boa solução quando colocar os pássaros ao sol, é comprar um bebedouro de cor escura como esse mostrado na figura abaixo. Ele protege a água dos raio ultra-violeta.As banheiras nunca devem permanecer por muito tempo na gaiola, só devem ficar tempo suficiente para que o pássaro tome o banho e em seguida deve-se retirá-la da gaiola, pois assim evitamos que o pássaro tome uma água suja e contaminada por impurezas, sujeiras e até mesmo fezes.
Sempre coloque a banheira e observe o passaro se banhar, ao terminar o banho vá até a gaiola e retire a banheira.
CuriosidadeExistem criadores que não usam banheira, dando banho com a mangueira de jardim ou esguicho. Essa é uma alternativa, porem ela deixa a gaiola úmida e torna a vida útil da gaiola bem menor. Deve-se ter muito cuidados para não espirar o jato de água diretamente no pássaro, jogando a água como se fosse uma chuva... porem esse método só recomendo se você for um criador muito experiente e saiba corretamente como proceder.
Qual a freqüência das trocas de água?Deve-se trocar a água diariamente, e se necessário trocar 2 vezes ao dia, uma pela manhã e outra no meio da tarde, pois a água pode ficar morna e assim fazer mau aos pássaros caso eles venham a tomá-la.
Nunca deixe a água no bebedouro por mais de 24hs pois senão seu pássaro correrá grande risco de contrair doenças.
Espero que esse artigo sirva de alerta para todos vocês que não tem esse cuidado com a água. Que a partir de hoje você possa prestar mais atenção nesse importante detalhe.
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Iniciativa IPAMA surgiu da necessidade de se agir pelo meio ambiente, sem esperar a ação de outros e sim sua própria iniciativa.