terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Maior Ave na História



Maior ave da história só conseguia planar
Programas de computador normalmente usados em helicópteros ajudaram cientistas a desvendar o vôo da maior ave que já existiu: o gigante Argentavis magnificens, que viveu há 6 milhões de anos na Argentina. O estudo revelou que o enorme predador não tinha forças para voar com suas próprias asas e, por isso, planava como um condor de hoje em dia. A ave sempre intrigou os paleontólogos por sua capacidade de voar, apesar do enorme tamanho. Com o peso de um ser humano (cerca de 70kg), o bicho tinha mais ou menos o mesmo tamanho que um pequeno avião Cessna 152, usado para treinamento de pilotos. Agora, a equipe de cientistas liderada por Sankar Chatterjee, da Universidade Tecnológica do Texas, conseguiu resolver esse mistério inserindo dados sobre a força dos ossos e dos músculos da ave em um programa de computador usado para fazer simulações de vôo. Os números foram retirados de análises de fósseis do bicho. O computador confirmou que o Argentavis magnificens voava como um planador. A ave, segundo os cientistas, provavelmente dependia de correntes de ar quente para se manter nos ares. Para decolar, usava penhascos ou mesmo desníveis de terreno e contava com a ajuda do vento.
O trabalho foi publicado na edição desta semana da revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.Data: 02/02/2010



FONTE:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL62710-5603,00.html
http://www.clubedocriador.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Iniciativa IPAMA surgiu da necessidade de se agir pelo meio ambiente, sem esperar a ação de outros e sim sua própria iniciativa.