quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sementes utilizadas na alimentação de aves

Sementes para Aves
Abaixo apresentamos as principais sementes comumente usadas na alimentaçăo de aves de gaiola e suas características. Apontamos também as aves que podem ser alimentadas com essas sementes.
Alpiste (Phalaris canaríensís) Grăo rico em carboídratos. Ao contrário do que seu nome em inglęs "canaryseed" sugere, este grăo năo é usado somente para canários, sendo, entretanto o principal componente da maioria das misturas de grăos para pássaros. Seu uso principal é nas misturas de grăos para canários, pássaros exóticos, pássaros silvestres, periquitos e periquitos grandes.
Arroz Cateto (Oryza saliva) Grăo rico em carboidratos e de elevada digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para curiós, bicudos, azulőes, calafate, grandes periquitos, papagaios e pombos.
Aveia sem casca (Avena sativa) Grăo rico em carboidratos, de ótima palatabílidade e digestibilidade, portanto ingerido com muito gosto e facilidadeperpassares no ninho. Em quantidades demasiadas pode levar ao acúmulo degordura, principalmente em canários. Seu uso principal é nas misturas degrăos para canários, pássaros exóticos, pássaros silvestres, periquitos, periquitos grandes e papagaios.
Cânhamo (Cannabis sativa) Grăo inativado da planta Cannabis sativa. É rico em extraio etéreo (óleos) e proteína. Contém THC, que estimula o interesse sexual nos pássaros. Deve-se cuidar para que năo haja exageros na quantidade de cânhamo oferecida aos pássaros, para evitar-se constipaçăo e excessiva excitaçăo dos animais. Seu uso principal é nas misturas de grăos para canários, pássaros exóticos, pássaros silvestres, periquitos, periquitos grandes e papagaios. Um dos melhores grăos para qualquer pássaro, porém seu uso (principalmente no verăo) nunca pode ser excessivo.
Cártamo (Carthamus tinctorius) Planta da família das asteráceas. Grăo rico em extrato etéreo (óleos). Seu uso nas misturas para periquitos, grandes periquitos, papagaios e pombos enriquece a alimentaçăo destes animais, contribuindo para uma plumagem de melhor qualidade.
Colza (Brassica rapa) Grăo rico em proteína e extrato etéreo (óleos), de sabor um pouco amargo. É o mais importante grăo numa mistura paracanários, pois seu elevado teor de extraio etéreo (óleos) promove uma excelente saúde e um canto melodioso. Pode levará adiposidade, se usado em demasia. Seu uso principal é nas misturas de grăos para canários, pássaros exóticos e pássaros silvestres.
Dari Branco (Sorghum sp.) Grăo da família do painço. Contém elevado teor de proteína, com aminoácidos de boa qualidade. Seu principal uso é nas misturas para trinca-ferro (picharro) grandes periquitos, papagaios e pombos.
Dari Vermelho (Sorghum sp.) Grăo da família do painço. Contém elevado teor de proteína, com aminoácidos de boa qualidade. Seu principal uso é nas misturas para trinca-ferro (picharro) grandes periquitos, papagaios e pombos.
Girassol Branco (Helianthus annuus) Este grăo é rico em proteína, extrato etéreo, minerais e vitamina E. Seu principal uso é em misturas para grandes periquitos e papagaios.
Girassol Graúdo (Helianthus annuus) Este grăo é rico em proteína, extrato etéreo, minerais e vitamina E. Seu principal uso é em misturas para grandes periquitos e papagaios.
Girassol Rajado (Helianthus annuus) Este grăo é rico em proteína, extrato etéreo, minerais e vitamina E. Seu principal uso é em misturas para grandes periquitos e papagaios.
Linhaça (Linum usitatissimum) Grăo da planta do linho. É rico em proteínas e extrato etéreo (óleos), principalmente do grupo Omega 3, essencial para uma excelente plumagem. Possui propriedades terapęuticas, melhorando o trânsito do bolo alimentar no tubo digestivo e contribuindo para uma melhor digestăo. Seu uso principal é nas misturas de grăos para canários, pássaros exóticos, pássaros silvestres, periquitos e periquitos grandes.
Níger (Guizotia abyssinica) Grăo rico em extrato etéreo (óleos) e proteínas. Devido a sua excelente palatabilidade, este grăo é muito apreciado por diferentes tipos de pássaros. Seu uso principal é nas misturas de grăos para canários, pássaros exóticos, pássaros silvestres, periquitos e periquitos grandes.
Painço Amarelo (Panicum milleaceum) Grăo também conhecido por milho alvo amarelo. Săo grăos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para pássaros silvestres, pássaros exóticos, periquitos, grandes periquitos e pombos.
Painço Branco (Panicum milleaceum) Grăo também conhecido por milho alvo branco. Săo grăos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para pássaros silvestres, pássaros exóticos, periquitos e grandes periquitos.
Painço Preto (Panicum milleaceum) Grăo também conhecido por milho alvo preto. Săo grăos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para pássaros silvestres, pássaros exóticos, periquitos e grandes periquitos.
Painço Verde (Panicum milleaceum) Grăo também conhecido por milho alvo verde. Săo grăos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para pássaros silvestres, pássaros exóticos, periquitos e grandes periquitos.
Painço Vermelho (Panicum milleaceum) Grăo também conhecido por milho alvo vermelho. Săo grăos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para pássaros silvestres, pássaros exóticos, periquitos e grandes periquitos.
Perila (Perilia frutescens) É conhecida também como "a semente da saúde". Grăo rico em extraio etéreo (óleos), principalmente do grupo dos Omega 6 e Omega 3. Importante na promoçăo de um canto melodioso e uma plumagem exuberante. Seu uso principal é nas misturas para curiós e outros pássaros silvestres, canários e pássaros exóticos. É o melhor grăo e o mais importante para os pássaros, seu uso năo pode ser excessivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Iniciativa IPAMA surgiu da necessidade de se agir pelo meio ambiente, sem esperar a ação de outros e sim sua própria iniciativa.