sexta-feira, 16 de abril de 2010

Estado do Piauí tem 12 espécies de animais em extinção

Piauí tem 12 espécies de animais em extinção, diz Ibama

Aves sofrem mais ataques que os outros animais.Em todo o país, 100 espécies de animais estão ameaçadas de extinção.
O estado do Piauí tem 12 espécies de animais em extinção, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Entre os animais estão as aves ararinha-azul, arara-azul grande e araponga do Nordeste e os mamíferos gato-do-mato-pequeno, gato-maracujá, gato-palheiro, jaguatirica, onça-pintada, peixe-boi-marinho, tamanduá-bandeira, tatu-bola e tatu-canastra.
O veterinário do Ibama no Piauí, José Lacerda Luz, explica que o motivo de as aves sofrerem mais ataques que os outros animais é uma questão de costume. “No Piauí, cerca de 97% dos animais apreendidos são aves e muitos deles são mantidos em ambiente doméstico.”
As principais causas do desaparecimento dos bichos, ainda de acordo com o Ibama, são a destruição da espécie e do habitat natural, além do comércio ilegal de animais raros por meio do tráfico e a criação em cativeiro. Em todo o país, segundo dados do Ibama, há 100 espécies de animais ameaçadas de extinção. Data: 12/04/2010



FONTE:http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL454298-5598,00-PIAUI+TEM+ESPECIES+DE+ANIMAIS+EM+EXTINCAO+DIZ+IBAMA.html
www.clubedocriador.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Iniciativa IPAMA surgiu da necessidade de se agir pelo meio ambiente, sem esperar a ação de outros e sim sua própria iniciativa.